terça-feira, 5 de agosto de 2014

O amigo dele está interessado em mim - Momento "Sex and the City"


Pode acontecer com todas nós. Um dia aquele cara do qual você gosta passa seu telefone para um amigo sem avisar nada. E quando o amigo dele liga convidando para um "date", você fica com cara de WTF?. É esse infortúnio que vou destrinchar neste texto.

Como eu já havia mencionado antes, homens não reagem bem a ciúme. Mas sentir ciúme dum amigo é algo que só os mais fortes aguentam. Isso porque, além da tendência a desvalorizar a mulher, homens também apresentam um sentimento de companheirismo muito grande com relação a seus amigOs.

Para a maioria dos homens, mulheres são itens colecionáveis e facilmente substituíveis. Lembra aquela propaganda horrível de Axe que falava sobre "acumular mulheres"? Então...

E como já dizia aquele misógino que tive a infelicidade de conhecer: "Jamais brigaria com um amigo por causa de mulher. Um amigo de verdade, é difícil achar. Mas mulher? Mulher a gente acha em qualquer lugar."

Ou seja, ao sentir medo de perder uma mulher para um amigo, a maioria dos homens prefere fingir que não se importa tanto com a mulher para manter a amizade do amigo.

Só que as coisas não são assim tão simples. Porque ele não vai querer ver o amigo dele feliz com você, isso seria muito incômodo. Então ele vai fingir que não se importa e cooperar com o amigo dele ao mesmo tempo em que sutilmente sabota o lance.

É ai que entra meu conselho: Nunca aceite sair com o tal amigo. E lá vai a dolorosa explicação.

O seu peguete vai te desrespeitar dando seu telefone para mostrar ao amigo que não se importa com você, mas também que você não merece a consideração de ele pedir permissão antes de fazer isso. E o amigo dele vai acreditar. Sabe por quê?

Porque existe um código não falado na cultura machista que diz que quando um homem desrespeita uma mulher, é porque ela não se "valorizou". Sim, eles culpam as mulheres pelo desrespeito que exercem contra elas. Então no momento em que o seu peguete banca o cafajeste e te trata mal na frente dos amigos, eles entendem que você é "dessas que não se dão ao respeito". E aí acabou qualquer chance de você ter um relacionamento com o amiguinho dele.

E o pior é que é até previsível.  Se você estiver numa festa ou qualquer evento social com aquele seu "special guy", e um dos amigos dele começar a demonstrar interesse por você, preste atenção aos seguintes sinais.

  • Ele vai disputar sua atenção com o amigo dele. O amigo vai tentando se aproximar de você, e ele vai demonstrando que tem prioridade de tratamento. Pode ser frisando que te conhece melhor e há mais tempo, esclarecendo que assunções a seu respeito estão incorretas. Ou demonstrando a intimidade que vocês já têm. Até então ele queria fingir que não havia nada entre vocês, mas assim que outro homem se interessou por você, ele começou a fazer questão de deixar claro que não é bem assim. 

  • Ele vai te provocar. Vai ser sutilmente grosso, vai desqualificar seu trabalho, vai reclamar do que você está fazendo. Sabe moleque de sexta série que enche seu saco pra o pessoal não sacar que ele gosta de você? Então. Homens fazem isso a vida inteira. Conheço homens com mais de 40 anos que agem exatamente assim.      

Depois dos momentos fatídicos há duas possibilidades. Uma é o amigo dele pedir seu telefone, e ele dar, como já foi mencionado. Aí é capaz de ele entrar em contato com você pra comentar que conversou com o amigo a seu respeito. Tudo pra deixar bem claro que ele realmente não se importa se você quiser ficar com o amigo dele, afinal, vocês não têm nada de especial. Mas com o objetivo oculto de te deixar bem irritada e te levar a desistir de sair com o cara. E é sempre bom lembrar que homens socializam através da sexualidade, o que explica estupros coletivos. Então é bem possível que eles tenham conversado sobre como você é na cama e outros tópicos igualmente repulsivos.

O amigo dele, por sua vez, nunca vai te tratar como uma candidata a namoro. Primeiro porque ele não é besta e sabe o que rola de verdade, então também vai escolher o amigo. Aí ele vai te chamar pra sair um dia, depois desaparecer porque apareceu outra mais interessante. E vai ser assim, sumir mesmo, sem nenhuma explicação. Vai te colocar na prateleira das disponíveis pra quando a necessidade apertar.  

A outra possibilidade é você nunca mais ouvir falar no sujeito, mas sentir que seu amigo com benefícios mudou com você. Isso porque ele ainda acha que se não fosse você ser tão assanhada, o amigo dele não teria dado em cima de você.


Difícil de ler esse texto, né? Eu sei que incomoda bastante saber de tudo isso. Mas a informação é a única arma para evitar o sofrimento. E se você reconheceu algumas das histórias, compartilhe sua experiência no comentário. Quanto mais preparadas, melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu me reservo o direito de não responder perguntas cuja resposta esteja no próprio post. Comentários imbecis e sem embasamento estão sujeitos a ridicularização. Comente por sua conta e risco. Obrigada!